Google+ Na Estante da Biblioteca: O que é Leitura Dinâmica. E como Pratica-la.

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O que é Leitura Dinâmica. E como Pratica-la.

"Tantos Livros, Tão pouco Tempo."
      No ultimo post da Isa, ela citou como uma forma para poder ler mais, a Leitura Dinâmica.
      Mas Ai fica a pergunta, "O Que é Leitura Dinâmica?"
      Bem, nunca tive a vontade nem a oportunidade de usar o método, resolvi então, fazer umas pesquisas e juntar com meus conhecimentos sobre o assunto, e fazer um post para poder ajudar a vocês (E a mim também :).
      Então, sem enrolação, vamos a explicação. [RIMOU \o/]




Leitura Dinâmica:

        Leitura dinâmica (também chamada leitura rápida) constitui-se de vários métodos que buscam aumentar a velocidade da leitura, mantendo o entendimento e a retenção de informações.
        Há vários métodos diferentes de leitura dinâmica. Alguns consideram que leitura consiste em três etapas - ver, pronunciar e compreender - e propõem que se elimine uma das três. Para manter o entendimento, a única etapa que poderia ser eliminada é a pronúncia, seja vocal ou mental.





Como Praticar :

   1. O Ambiente. 
     Não basta você estar com um ótimo livro na mão, o ambiente da leitura também conta muito... 
     Imagine, você está em uma balada e percebe que está sozinho sem ninguém para bater um papo. O que normalmente se faz numa hora dessa ? Parabéns, Acertou quem disse PEGAR UM LIVRO  e começar a ler. Me diz, em um lugar cheio de barulhos, luzes, e etc... É fácil de se ler? Ora, Impossivel não é. Mas que você não se lembrará de nada do que leu isto é realmente Verídico. 
        Então, Escolha sempre um lugar calmo e sem muito som ambiente.


   2. O Tempo.
      Se você lê em 8 oito horas um livro normalmente, tente lê-lo em um tempo menor ,(Cronometrando este tempo) assim você estará se obrigando a pegar somente o essencial do texto e não estará se apegando muito aos detalhes.
      Um Fato: Um leitor normal lê 150 palavras por minuto, com 60% de aproveitamento. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes melhor: 800 palavras, com 80% de aproveitamento.




   3. Cole um Esparadrapo na sua Boca.
    Foi isso mesmo que você entendeu, não pronuncie ou movimente a boca para dizer uma só palavra do livro, fazendo isso você conseguirá aumentar o seu tempo de leitura. No começo pode ser um pouco difícil, mas, rapidamente seu cérebro se acostumará com o método e te ajudará a captar todas as informações da história. 



    4. Leia a essência dos parágrafos.
    É aqui que acontece a mágica: lendo a essência dos paragráfos você não verá o texto como uma sequência de palavras, mas em unidades de pensamento. Assim você estará lendo somente o essencial para se entender todo o enredo.



     5.Siga com os olhos.
      Não use o dedo ou outros marcadores para seguir a leitura, para quem quer ter uma leitura rápida e dinâmica, deve usar somente os olhos.



      6. Treine
      Varie sempre sua leitura para poder conseguir ficar com o cérebro "Tinindo" nestas dicas.









Dicas da WEB:
  • Para eliminar o pronunciamento mental, tente usar estas técnicas enquanto você está lendo:
  • Pio (ficar piando enquanto lê);
  • Cantarolar (cantarole enquanto lê);
  • Cantar (cante uma música enquanto lê).
  • Para eliminar o pronunciamento na boca, use a técnica de colocar um lápis na boca para ler.
  • Com o treino, você vai aumentando cada vez mais a velocidade.
  • Teste suas habilidades. Sua leitura estará dinâmica quando você puder ler este manual em 30 segundos ou menos.
  • Para acostumar o olho com movimentos rápidos, faça um aquecimento com clips, colocando 6 deles em zigue-zague na horizontal e correndo o olho por dentro deles.
  • Existem profissionais especializados em leitura dinâmica, mas por enquanto, isso é raro em alguns países. Procure um se estiver mesmo interessado.

E é isso pessoal, espero que vocês tenham entendido tudo sobre Leitura Dinâmica. Caso tenha ficado alguma dúvida, Use os comentários ou nos envie um e-mail, ficaríamos felizes em te responder.  :)
Tchau Leitores, 
E até a próxima.


;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...