Google+ Na Estante da Biblioteca: Leia sempre!

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Leia sempre!


Olá leitores!

Inspirada por um post no Simples Formalidade e minha recente luta para abandonar um livro que estava atrasando as leituras, resolvi fazer um post com algumas dicas para ler sempre, afinal, quanto mais livro, ou seja, mais conhecimento, melhor né?

Tenha sempre um livro com você


De preferência o que você esteja lendo no momento. Vai que seu ônibus atrasa, tem um horário vago na escola/faculdade, tem que esperar uma reunião no trabalho começar... O que você faz nesse meio tempo? Fica no celular? Olhando pra todos os lados, inquieto(a)? Não! Como você terá seu livro com você, seja na bolsa, mochila, na mão mesmo, você poderá lê-lo enquanto tem esse tempinho livre. Pode ser um e-book também, mas não se distraia com joguinhos ok?

Abandone sem receio


Essa dica eu demorei para por em prática, como já disse. Mas se a leitura não está avançando e isso está te impedindo de prosseguir com novas leituras, abandone. Você pode tentar fazer uma leitura dinâmica (que pode ser a melhor opção), e, se mesmo assim não adiantar, e seu interesse pelo livro continue muito baixo, o que resta é a medida mais drástica: abandonar. Eu, particularmente, fico com pena de abandonar um livro, mas, a partir de agora, os pensamentos que levarei na hora de fazê-lo são: "outras pessoas gostaram, não é culpa do livro" ou "apenas não está no momento certo para essa leitura, mais pra frente eu dou outra chance". 

Tenha livros e os organize


Como é bom sentir cheiro de livro novo, não é? Dá até aquele ânimo pra começar uma leitura. Faça uma lista com os títulos que você deseja ou então autores que você deseja conhecer mais. Procure em livrarias, sebos, lojas online.. Sempre que for possível, e se você se interessar por uma obra, adquira-a.
Organizar os livros também é bom, assim você sabe quais tem, quais quer ler primeiro e ainda, de quebra, evita que eles fiquem perdidos e acabem atraindo traças e cupins, destruindo seu amado livro. Você pode organizar por autor, por editora, por gênero literário.. Utilize o critério que melhor se adaptará aos livros que você possui.

Tenha foco, leitor. Não há outro jeito de prosseguir uma leitura sem ser a paixão por ela.

Até mais e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...